Consumo sustentável

Page 1

Manual do/a consumidor/a sustentรกvel

Estรก nas nossas mรฃos Maio 2014



Página 3

Mensagem do Vereador Ambiente Em fevereiro de 2013, o Município de Oliveira de Azeméis aceitou o desafio que lhe foi lançado e aderiu ao projeto internacional Happy Home Wallet, do programa e subprograma Lifelong Learning Programme, Grundtvig, respetivamente, por se tratar de um projeto muito pertinente, face a atualidade. O programa teve origem e é coordenado pela Itália e envolve nove países, dos quais, o Município de Oliveira de Azeméis é o único parceiro português. O projeto teve início no último trimestre de 2013 e vai desenvolver-se até meados de 2015. A crise económica europeia afetou os orçamentos domésticos e alterou o estilo de vida dos europeus. O custo de vida tem aumentado significativamente e, ao mesmo tempo, muitas pessoas viram reduzidos os seus salários, ou ficaram desempregadas, criando assim mais um desequilíbrio nos orçamentos familiares. Esta atual conjuntura reforça a pertinência da gestão eficiente da economia doméstica, por isso, é cada vez mais premente adotar medidas ambientalmente sustentáveis que terão reflexo não só a nível ambiental, mas também, na economia doméstica. Daí que a tradução do projeto para português seja “Reduzir para poupar”. Para equilibrar o orçamento familiar é necessário repensar e alterar os nossos hábitos de consumo, limitar o desperdício e reorganizar os recursos, de acordo com uma nova filosofia que combina aspetos económicos com a sustentabilidade ambiental. Pretende-se, então, que os nove parceiros, dos nove países envolvidos, através da partilha de experiências, promovam uma estratégia de incentivo à poupança, de “desperdício zero”, sustentabilidade ambiental, poupança de recursos naturais e energia e gestão adequada da economia doméstica familiar. Com a estratégia do “desperdício zero” englobam-se os três objetivos da sustentabilidade: bem-estar económico, proteção ambiental e bem-estar social. Neste âmbito, o Município de Oliveira de Azeméis tem desenvolvido diversas ações, uma das quais foi a realização de um inquérito aos encarregados de educação de um agrupamento, para se ter a noção dos hábitos familiares ao nível da gestão dos resíduos que produzem e dos hábitos na compra de produtos. Os resultados vieram reforçar a necessidade de publicação do presente manual do/a consumidor/a sustentável. O objetivo do presente manual é reunir algumas boas práticas simples de implementar, no nosso dia-a-dia, independente do contexto em que nos encontremos e aplicável em qualquer faixa etária. Pretende, também, alertar e despertar consciências de forma a induzir as mudanças. Porque a mudança está nas nossas mãos…


Página 4

Índice O que é o consumo sustentável———————————————-5 Comportamentos a adotar —————————————————–6 -

Nas compras ——————————————————————–-6 Na alimentação —————————————————————–7 Na produção de resíduos —————————————————8 No consumo de água —————————————————— 11 No consumo de energia —————————————————12 Na mobilidade —————————————————————–13 Na biodiversidade ———————————————————–-14


Página 5

O que é o consumo sustentável? O consumo sustentável significa saber usar os recursos naturais, de forma adequada, para satisfazer as nossas necessidades sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Consumir e produzir de forma sustentável implica utilizar os recursos naturais e a energia com mais eficiência e reduzir os impactes negativos sobre o ambiente. Ou seja, está relacionado com o nosso comportamento enquanto compradores/as e utilizadores/as de produtos e com a forma como prevenimos e eliminamos os resíduos. Para se tornar um/a consumidor/a sustentável tenha em atenção aos pequenos gestos no seu diaa-dia que podem fazer toda a diferença. Basta fazer uma breve reflexão sobre como agimos e fazer pequenas mudanças nos nossos comportamentos e hábitos. O objetivo deste documento é reunir algumas boas práticas a implementar no nosso quotidiano, no emprego, em casa e em passeio. Pretende, também, alertar e despertar consciências de forma a induzir a mudança. Leia, faça a sua parte e partilhe! Dando o exemplo, ajudará na mudança de comportamentos. Esta mudança não exige grande esforço, simplesmente, mais atenção ao que está em nosso redor, ao nosso ambiente.

TODOS/AS TEMOS UM PAPEL IMPORTANTE NA TRANSFORMAÇÃO DE VELHOS HÁBITOS, VALORES E PADRÕES EM NOVAS E BOAS PRÁTICAS PARA A SUSTENTABILIDADE.


Página 6

Comportamentos a adotar:

A construção da sustentabilidade não depende apenas da maneira como utilizamos os recursos naturais para produzir os bens e serviços, mas também depende da maneira como os consumimos. Sendo assim, os/as consumidores/as desempenham um papel fundamental na proteção do ambiente devendo tornar-se consumidores/as sustentáveis e conscientes. Pense antes de comprar. Compre apenas aquilo de que necessita e tenha por hábito utilizar uma lista de compras e pensar em como valorizar o que comprou quando já não precisar. Adquira produtos ecológicos, use detergentes com baixo teor de fosfato e biodegradáveis e utilize-os nas doses recomendadas pelos fabricantes. Sempre que possível evite comprar produtos em embalagens descartáveis. Escolha produtos com menos embalagens ou não embalados, avulso, recarregáveis, em embalagens reutilizáveis ou recicláveis. Leve os seus próprios sacos reutilizáveis para transportar as compras e evite usar sacos plásticos descartáveis. Curiosidade: Um saco de plástico demora 1 segundo a produzir, usa-se cerca de 20 minutos, mas demora 500 anos a decompor-se. Não use louça descartável (mesmo em piqueniques e em festas). Se pretender utilizar este tipo de louça, prefira a de plástico lavável e reutilizável. Evite comprar mobiliário produzido com madeiras tropicais e produtos provenientes de espécies ameaçadas. Não compre corais ou lembranças feitas a partir de animais, pois está a incentivar o seu comércio, na maioria das vezes, ilegal.


Página 7

Seja sazonal. Compre e consuma frutos e produtos hortícolas da época, produzidos localmente. Deste modo, evita o consumo de energia e dos recursos necessários para os produzir de forma intensiva ou para os transportar por longas distâncias. Os produtos de origem longínqua implicam o seu transporte, poluição e materiais de embalagem. TeCuriosidade: Comer, em março, um quilo de morangos produzidos em Israel e transportados de avião significa consumir 5 litros de petróleo, enquanto que saborear a mesma quantidade de morangos produzidos localmente apenas implica nha gastar 0,2 litros. uma alimentação equilibrada. Consuma menos carne porque a sua produção consome muito mais recursos e tem maior impacto ambiental do que a de outros produtos alimentares. Em substituição, consuma alimentos de níveis mais baixos da cadeia alimentar, como cereais e vegetais, o que contribui para a redução de custos com a sua transformação. Evite consumir refeições pré-cozinhadas e de “fast-food” que contêm frequentemente aditivos e outras substâncias prejudiciais à saúde. Prefira água a refrigerantes e evite comprar água engarrafada. A nossa água da rede pública de abastecimento canalizada é de boa qualidade. Assim, estamos a poupar ao ambiente a agressão do fabrico e do depósito de garrafas de plástico. Sempre que possível cultive os alimentos de que precisa. Para além de poupar dinheiro contribui para a redução da energia usada na produção e transporte comercial dos produtos. Se tiver um quintal, faça a compostagem dos resíduos orgânicos, produzindo assim um composto que poderá utilizar como corretivo orgânico. 3 kg de resíduos orgânicos podem produzir 1 kg de composto.


Página 8

Para melhorar o ambiente do local onde nos encontramos devemos praticar uma correta gestão dos resíduos. Deverá então promover-se o princípio da hierarquia das operações de gestão de resíduos: prevenir a sua produção, reduzir a quantidade de resíduos produzidos, reutilizar o produto ou encaminhar para a reciclagem. Apresentamos, de seguida, um conjunto de boas práticas: Evite o consumo excessivo de papel. Evite imprimir. Quando tal não é possível, imprima documentos provisórios no verso de papel já impresso e os documentos definitivos em ambos os lados. Sempre que possível use o email. (Princípio da prevenção) Recolha e armazene os cartuchos e toners vazios para enchimento e reutilização. (Princípio da reutilização) Opte por embalagens familiares (por ex. embalagens de iogurte de 1l em detrimento das de 17,5cl) ( Princípio da redução) Prefira produtos a granel e evite materiais envoltos em embalagens. Utilize guardanapos de pano, em vez dos de papel. Adira ao autocolante “Publicidade não endereçada. Aqui Não.” Assim estará a desincentivar a produção de resíduos. Não atire os resíduos para o chão, nem pela janela do carro. Acondicione devidamente os seus resíduos, feche o saco e assegurese que a envolvente do contentor ficou limpa. Respeite os horários e dias de recolha de resíduos sólidos urbanos.

Curiosidade: O Município de Oliveira de Azeméis tem um Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos e de Limpeza Pública que lhe permite saber como deve proceder.


Página 9

Separe os resíduos por tipo e coloque-os nos recipientes próprios dos Ecopontos. Encaminhe os seus resíduos para reciclagem / valorização. Doe as roupas, calçado, marroquinaria e brinquedos, ou em alternativa, coloque-os nos contentores de roupa instalados na via pública. Promova a partilha de material escolar Doe todo o material que já não usa e que ainda se encontre em bom estado, tal como livros, material de escritório e outros bens. Separe e encaminhe, para os locais de recolha devida, os resíduos perigosos, como pilhas, baterias, lâmpadas, tinteiros, toners, eletrodomésticos, entre outros. Prefira pilhas recarregáveis. Entregue os medicamentos que não necessita ou que estão fora do prazo de validade, numa farmácia. Se pretender desfazer-se de objetos volumosos, ligue para a Câmara Municipal e agende a recolha. Tel. 256600600. Coloque os seus resíduos no local onde indicarem, na via pública, de preferência junto ao contentor mais próximo da sua habitação. Guarde os óleos alimentares usados em garrafas ou garrafões de plástico e coloque-os num oleão mais próximo de si. Desta forma, está a contribuir para o reaproveitamento de um resíduo como matéria-prima, reduzindo os impactes negativos sobre os recursos naturais e o meioambiente. Não elimine os óleos alimentares usados ou produtos químicos pelo cano ou sanita.

Curiosidade: 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água.


Página 10

Curiosidades: • Os filtros dos cigarros e as pastilhas elásticas demoram aproximadamente 5 anos a degradarem-se na natureza. • 1 tonelada de PET (plástico usado, por exemplo, nas garrafa de água) permitem produzir 2000 calças em poliéster. • A energia poupada com a reciclagem de 1 garrafa de 1 litro de vidro pode manter acesa 1 lâmpada de 100W, durante 4 horas e corresponde a poupar 9 litros de gasolina.  Reciclar 1 lata de alumínio equivale a poupar a energia necessária para manter acesa 1 lâmpada de 100W durante 100 horas. Para aplicar:

Vidrão: Depositar: Garrafas e garrafões de vidro, frascos e boiões. Não depositar: Loiças e cerâmicas (pratos, copos, chávenas, jarras…), janelas, espelhos, cristal, pirex, lâmpadas, embalagens de cosméticos e perfumes, frascos de medicamentos.

Papelão: Depositar: Embalagens de cartão (ex.: caixas de cereais, caixotes de cartão liso e canelado…), sacos de papel, papel de embrulho e de escrita, jornais e revistas. Não depositar: Embalagens de cartão com gordura (ex.: pacotes de batatas fritas e aperitivos e caixas de pizza), sacos de cimento, embalagens de produtos químicos, papel de alumínio, papel autocolante, fotografias, papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel sujos, toalhetes, fraldas embalagens de papel metalizado ou plastificado, radiografias e papel químico.

Embalão: Depositar: Latas de bebidas, latas de conserva, tabuleiros de alumínio, aerossóis vazios e outras embalagens de metal, esferovite limpa, garrafas e garrafões de plástico, sacos de plástico, embalagens de alimentos líquidos (leite, sumos). Não depositar: Eletrodomésticos, pilhas e baterias, objetos que não sejam embalagens, (ex: tachos, panelas, talheres, ferramentas…), borrachas, couro, produtos tóxicos e perigosos.


Página 11

A água está presente no nosso dia à dia sem que nos apercebamos da sua importância porque apenas basta abrirmos uma torneira. Por ser um bem indispensável é urgente adotar medidas que visem controlar e racionalizar os consumos.  Efetue o controlo periódico do consumo de água, no sentido de prevenir, identificar e corrigir eventuais fugas, perdas ou uso deficiente da água.  Otimize o uso da água na higiene, limpezas e confeção de alimentos.  Feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, lava louça ou lava os alimentos. • Tome duche em vez de banho de imersão. • No banho, recolha a água para um balde, enquanto esta aquece. • Utilize autoclismos de descarga dupla. Se estiverem a perder água mande-os consertar.  Racionalize o uso da água.  Sempre que possível reutilize a água. Aproveite a água da lavagem de legumes para regar as plantas. Recolha a água da chuva e utilize-a na lavagem de pavimentos, veículos, na rega.  Use um regador para regar vasos, não use a mangueira.  Regue a base das plantas e não as folhas. Utilize a manta morta (folhas e palha) sobre a terra de canteiros e jardins, esta prática diminui a perda de água. • Otimize os sistemas de rega em função da época do ano e das condições meteorológicas, privilegiando a rega automática. • Utilize a máquina de lavar a roupa e louça na sua capacidade total.  Feche completamente a torneira após cada utilização.  Efetue o controlo periódico da qualidade da água se utilizar água de poço ou furo para consumo. Curiosidades: A cada copo de água que se bebe, são necessários pelo menos outros dois copos de água para lavá-lo. O homem pode passar 28 dias sem comer, mas apenas três dias sem beber água. Em 70 regiões do planeta há conflitos violentos por causa da água potável. Estima-se que quase 3/4 da superfície da Terra estejam cobertos por água, mas menos de 1% dessa água está disponível para utilizarmos.


Página 12

As principais utilizações de energia correspondem à iluminação, climatização e equipamentos. Deverá adotar comportamentos de poupança de energia:

 Assegure o correto isolamento da sua habitação.  Verifique se os sistemas de climatização, refrigeração, congelação         

e forno estão à temperatura adequada. Evite a acumulação de gelo nos equipamentos de refrigeração. Evite a instalação de equipamentos de frio junto dos de aquecimento. Privilegie a iluminação natural e verifique se todos os equipamentos não necessários estão desligados. Apague as luzes e desligue os eletrodomésticos e carregadores quando não os está a utilizar. Não deixe a TV e outros equipamentos em standby porque continuam a consumir. Utilize lâmpadas de baixo consumo. Privilegie a descongelação natural dos alimentos. Opte por eletrodomésticos de elevada eficiência energética. Opte por fontes renováveis de energia. Tais como: energia solar, energia eólica, energia hídrica, energia geotérmica, biomassa.

Curiosidades: Reduz-se o consumo de combustíveis fósseis. Reduz-se as emissões de CO2 para a atmosfera. Reduzem-se os custos associados ao consumo de energia.


Página 13

O nosso modo de vida está intrinsecamente associado à mobilidade. Dependemos dela para nos deslocarmos para a escola, o trabalho, fazer compras e para nos divertirmos. No entanto, na atual sociedade, a maior parte dessas deslocações são feitas em veículos movidos a combustíveis fósseis, um dos principais responsáveis pela emissão de Gases com Efeito de Estufa. A utilização que se efetua dos veículos não é sustentável, pelo que é urgente alterarmos a forma e os meios que usamos para nos deslocarmos. A mobilidade sustentável assenta na consciencialização do impacto que as nossas opções, em termos de transporte, têm para o nosso Planeta. Deixamos algumas sugestões: Sempre que possível, desloque-se a pé. Assim, poderá desfrutar da paisagem, do comércio local e, simultaneamente, pratica exercício físico. Nos percursos mais curtos utilize a bicicleta. É um meio de transporte limpo, rápido e económico. Atualmente já existem ciclovias, percursos urbanos e rurais que permitem que esta opção seja uma alternativa confortável e agradável. Os transportes públicos também são uma alternativa económica e segura para se deslocar. Partilhe o automóvel, pois para além de ter companhia reduz os custos das viagens.

Curiosidade: Um automobilista emite 18 vezes mais CO2 que um passageiro que utilize transportes públicos.


Página 14

"Bio" significa "vida" e diversidade significa "variedade". Biodiversidade compreende a totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra (plantas, aves, mamíferos, insetos, microrganismos...) e descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. Os espaços naturais e pouco humanizados, que servem de habitat a uma diversidade de espécies, são cada vez em menor número. Cada vez mais praticam-se atividades agressivas ou desrespeitadoras do ambiente natural, do solo e da água. A proteção e valorização da natureza dependem da ação quotidiana de todos nós, por isso deixamos aqui algumas sugestões. Construa um ninho para aves e coloque um recipiente para água. Assim, atrairá vida selvagem e criará habitats. Cultive espécies da região. Assim está a defender o cultivo de espécies autóctones que estão adaptadas ao nosso clima e solo. No fim de semana aproveite para desenvolver atividades em contacto com a Natureza. Respeite a vida selvagem. Não faça barulho. Evite caminhar fora dos trilhos apropriados e deixe os locais como os encontrou. Não abandone resíduos na floresta ou nos cursos de água. Sempre que usufrua de espaços naturais, não colha qualquer exemplar vegetal, lembre-se do papel que este desempenha no ecossistema, nomeadamente para alimentação e refúgio de fauna autóctone. Não se deve trazer animais e plantas do estrangeiro. A introdução de espécies animais e vegetais em diferentes ecossistemas pode ser prejudicial, pois coloca em risco a biodiversidade de toda uma área, região ou país.


É um consumidor/a consciente? Responda às seguintes questões para saber se é ou não consciente e responsável na sua relação com o meio ambiente, enquanto consumidor/a de recursos e produtos e cidadão/ã. 1. Em sua casa, nas divisões onde a luz fica acesa mais do que 4 horas, as lâmpadas são de baixo consumo? Sim__ | Não__ 2. Conhece o consumo de energia dos eletrodomésticos da sua habitação e quando precisa de os comprar escolhe os de maior eficiência energética? Sim__ | Não__ 3. Só liga as máquinas de lavar a roupa e a louça quando as cargas estão cheias? Sim__ | Não__ 4. Na sua habitação as torneiras têm algum tipo de redutor para o caudal da água? Sim__ | Não__ 5. Quando toma banho o chuveiro fica aberto, no máximo, 10 minutos? Sim__ | Não__ 6. Na sua habitação ou prédio, o terraço e/ou pátio são varridos com vassoura, em vez, de lavados com mangueira? Sim__ | Não__ 7. Consome produtos certificados como sendo provenientes de agricultura biológica? Sim__ | Não__ 8. Dá preferência à fruta e hortaliça da época e produzidos localmente? Sim__ | Não__ 9. Evita o desperdício de alimentos, fazendo uma lista de compras e aproveitando as “sobras”? Sim__ | Não__ 10. Faz a separação de resíduos? Sim__ | Não__ 11. Evita os produtos com embalagens desnecessárias? Sim__ | Não__ 12. Prefere ir a pé ou o transporte público para deslocações de curta distância? Sim__ | Não__ 13. Dá preferência aos produtos com embalagens familiares e recicláveis? Sim__ | Não__ 14. Faz a revisão periódica ao seu automóvel? Sim__ | Não__ 15. Quando passeia em família escolhe atividades em contacto com a natureza e respeita as regras de utilização dos locais? Sim__ | Não__ Consulte o seu resultado: Se respondeu “Sim” a 4 ou menos questões: Tem de se tornar consciente e mudar já! | Se respondeu “Sim” a mais de 4 e menos de 10 questões: Consciência já tem. Agora é só mudar de comportamento! | Se respondeu “Sim” a mais de 10 questões: Parabéns! Continue as suas ações e procure consciencializar amigos e familiares….


MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Largo da república 3720 - 240Oliveira de Azeméis


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.